segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fundamentação Teórica

  • Teoria Científica
Desenvolvida por Taylor, teve origem na Revolução Industrial e veio com um novo sistema produtivo, chamado industrialização. A tentativa de racionalizar a mão-de-obra, de substituir métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos recebeu o nome de organização científica do trabalho.

Taylor desenvolveu alguns princípios, tais como a individualização das tarefas, decomposição do trabalho, descrição pormenorizada do posto de trabalho entre outros.

Através de pesquisa, constatou que quando seu salário é fixo, independente do que você faça, não há motivação para aumentar a produção.

Conceito de homem econômico.

  • Teoria Clássica
Desenvolvida por Henri Fayol, tinha como objetivo aumentar a eficiência das empresas através da organização e da aplicação de princípios da administração.

Segundo Fayol, os gestores valorizavam somente o trabalho técnico, esquecendo-se de administrar as fábricas. Em uma empresa, de qualquer tamanho, distinguem-se seis funções: Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Contabilidade e Administrativa.




  • Fordismo
Começou nos anos 20, o nome vem de Henry Ford, pioneiro na industria automobilística, onde foi largamente usada. Empresário ousado, introduziu em sua empresa um política que reduzia os preços dos seus automóveis muito abaixo dos níveis de mercado, ao mesmo tempo, elevou os salários de seus operários, fazendo com que os próprios trabalhadores entrassem no mercado consumidor de automóveis.


Apesar da diminuição das taxas de lucro por unidade, Ford esperava compensar a perda vendendo muitos automóveis. Acabou adotando alguns princípios, tais como Intensificação, Economicidade e Produtividade.




  • Toyotismo
Desenvolvido por Taiichi Ohno, é um modelo japonês de produção implantado nas fábricas da Toyota após a Segunda Guerra Mundial. Diferente do Fordismo e Tayolorismo, aqui a mão-de-obra é multifuncional e bem qualificada, os trabalhadores são agrupados em equipes sobre a orientação de um líder (Rida).

Um dos elementos de maior destaque dentro desse modelo é o "just in time".

O que essa imagem quer dizer?






Nenhum comentário:

Postar um comentário